top of page
  • Writer's pictureLiteristórias

“This Winter”, de Alice Oseman

Por Mariana Borges*

marianaborgessilva1@gmail.com

Ah, o Natal... tempo de reunir a família, de celebrar com muito amor e paz... Mas, calma, será que é sempre assim?

Para alguns, é este também o “tempo de fingir que somos uma família perfeita”, como aponta a frase presente na capa de “This Winter”, uma novela de Alice Oseman ambientada no mesmo universo de “Heartstopper” (HQs escritas e ilustradas por esta mesma autora e que, recentemente, foram adaptadas no formato de série pela Netflix).

Nesta obra, cuja tradução para a língua portuguesa ainda não existe (por isso, li a versão britânica publicada pela Harper Collins em 2020), acompanhamos o ponto de vista dos três irmãos Springs num dia de Natal - mas especificamente, os acontecimentos nela narrados ocorrem entre os capítulos 5 e 6 do quarto volume das HQs de “Heartstopper”.

Tori, a irmã mais velha, inicialmente nos apresenta a perspectiva de uma adolescente anti social. Contudo, ela tem um comportamento carinhoso à sua maneira e está ciente dos problemas psicológicos que seu irmão do meio, Charlie, têm enfretado. Deste modo, todo o estereótipo de uma adolescente de respostas afiadas e duras - uma versão mais velha de Wednesday Addams, que curiosamente é uma personagem que ela gosta bastante - acaba por ser desconstruído por meio da afetuosidade e preocupação que ela demonstra nutrir para com seus irmãos.

Em seguida temos a perspectiva de Charlie, que anda cansado devido a tantos acontecimentos que ocorreram em sua vida desde o verão. Além disso, sendo o Natal um tempo de ceia, jantares e banquetes, definitivamente este não é o melhor momento do ano para ele.

Já em sua terceira e última parte, “This Winter” traz a alegre voz de Oliver (personagem que, infelizmente, não tem participação na série da Netflix). Destacam-se, em sua perspectiva, a felicidade e a doçura de uma criança livre de preconceitos e que aborda de forma carinhosa e simples o afeto que tem por Nick e pelo relacionamento deste com Charlie. Mesmo tendo apenas sete anos, Oliver demonstra compreender o período conturbado pelo qual seu irmão mais velho está passando.

Como o título nos indica, ao abrirmos essa novela devemos nos preparar para o encontro com uma série de clichês natalinos fofos. Mas, como a citada frase de capa aponta, essa época do ano marcada por reuniões familiares é propícia a brigas e intrigas. Então, conflitos existentes na família Spring também são retratadas na obra: desde o relacionamento complicado entre Charlie e sua mãe até perguntas impróprias e um tanto quanto desrespeitosas de parentes não tão próximos. Os leitores que já foram obrigados a passar natais com parentes nada agradáveis, por certo, irão se identificar em muito com a forma com que algumas das situações atingem Charlie.

A escolha de Alice Oseman em criar três vozes narrativas a partir de três personagens com diferentes idades (Tori, 16; Charlie, 15; e Oliver, 7) e personalidades - ainda que tenham algumas características em comum, como a introversão de Tori e Charlie -, é um dos grandes trunfos da obra, De forma semelhante a uma crônica, ou a um diário, cada irmão Spring relata o que sente e o que pensa nesta data específica do ano. E isso acaba por aproximar o leitor dos personagens de uma forma quase que instantânea e torna a novela acolhedora e cativante. Ainda, a forma com que a autora adiciona ao longo da narrativa mensagens de texto trocadas entre os personagens, contribui em muito para a leveza do texto.

“This Winter” possui uma narrativa curta, mas intensa e profunda. Ela consegue mexer com o nosso íntimo de uma maneira inexplicável como um abraço, pois como Oliver diz: “abraços sempre fazem tudo ficar melhor”.


* Mariana Borges é professora de Língua Inglesa, Tradutora e participante do Clube de Leitura LITERISTÓRIAS. Atualmente administra a página @viva.olivro no Instagram, onde fala de seus autores, leituras, filmes e seriados favoritos.

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page